MEDICINA DO TRABALHO
Medicina do trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.
A medicina do trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública. Sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem-estar e da produtividade dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade.
- PCMSO- Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional – Este programa visa promover e preservar a saúde dos trabalhadores, é um programa exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregado.
- ASO- Atestado de Saúde Ocupacional – Trata-se, essencialmente, de uma declaração médica para indicar se o funcionário examinado estaria apto ou não para seus bons serviços e funções dentro do local de trabalho. Este atestado é disciplinado pela NR-7, que dispõe sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e onde se lê que o ASO deve ser emitido no exame admissional, nos exames periódicos, no exame correspondente à mudança de função, bem como no de retorno ao trabalho e no demissional.
- PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) – É um documento histórico-laboral que contém várias informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, dados administrativos e resultado de monitoração biológica e ambiental. É um documento apresentado em formulário instituído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde e outras informações de caráter administrativo.
EXAMES CLÍNICO E COMPLEMENTARES
- • CLÍNICO (Admissional / Periódico / Mudança de Função / Retorno ao Trabalho e Demissão)
- • AUDIOMETRIA
- • ESPIROMETRIA
- • EEG (Eletroencefalograma)
- • ECG (Eletrocardiograma)
- • RAIO X
- • EXAMES LABORATORIAIS
CLÍNICAS CREDENCIADAS
- São Paulo – Zona sul / Leste / Oeste / Norte e Grande São Paulo
CLÍNICAS CREDENCIADAS OUTROS ESTADOS
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
- Pernambuco
- Bahia- Salvador
- Goiânia
Voltar